Dezembro 09 2009

Os dados necessários para o meu projecto de investigação serão relacionados com as funcionalidades que a população a estudar definir como importantes para a referida plataforma que potencie a criação e partilha do conhecimento, sendo essa informação cruzada com os resultados das entrevistas estruturadas realizadas e outras informações retiradas do processo de investigação.

Assim, posso identificar essencialmente três instrumentos de recolha de dados: observação, inquéritos e entrevistas estruturadas.

As perguntas dos inquéritos serão desenvolvidas e adaptadas às necessidades do projecto através de estudos já feitos relacionados com outras plataformas de gestão do conhecimento que comprovem ou refutem a utilização das mesmas, bem como das funcionalidades que as mesmas incorporem e outras recolhas de informação relacionadas para obter respostas que se adeqúem e possam dar respostas à(s) minha(s) pergunta(s) de investigação.

 Os questionários serão distribuídos através de e-mail, ou por hiperligação disponibilizada em outros meios informáticos através de formulários electrónicos criados no Google Docs, que é uma ferramenta vantajosa da categoria das RIA’s, pois permite visualizar os resultados online e através de qualquer máquina, em qualquer lugar, sendo precisamente este o tipo de dados relevantes para o estudo em questão. As respostas serão compiladas e agrupadas, de modo a um mais fácil processamento de informação posterior.

As entrevistas serão desenvolvidas com base no processo de investigação bibliográfico e no levantamento do State of the Art efectuado e serão estruturadas com vista a destacar as funcionalidades que melhores resultados produziram noutras plataformas, podendo as mesmas ser feitas presencialmente, quando possível, ou com recurso a videoconferência.

Para o tratamento da informação, vou utilizar métodos de interpretação qualitativa, nomeadamente o programa NVIVO para as entrevistas e o levantamento bibliográfico e métodos de análise quantitativa para a análise dos inquéritos ao universo dos utilizadores com recurso ao software SPSS.

Como referido anteriormente, e no que diz respeito às técnicas de amostragem a utilizar para a recolha de dados através de inquéritos, utilizarei técnicas de amostragem probabilística sistematizada, nas quais tentarei que a amostra do meu estudo seja o mais representativo possível da população, definindo como um número mínimo cerca de 80% a 90% da população total envolvente à empresa.


mais sobre mim
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO