Outubro 18 2009

Problema

A avaliação e jogabilidade de um jogo de computador é influenciada pelo local e ambiente onde os testers realizam os ensaios necessários.

 

Metodologia normalmente utilizada

Os testers são colocados em pequenos compartimentos em ambientes controlados, por webcams, comunicando e sendo vigiados por observadores, sendo posteriormente sujeitos a entrevistas e inquéritos relacionados.

 

Problemas da Metodologia

O ambiente controlado onde os participantes interagem com o jogo é condicionante da sua própria atitude, quer perante o jogo, quer em contexto de interacção, podendo alterar a postura do tester inadvertidamente por orientação do observador ou por auto-recriação. A quantidade de factores psicológicos como problemas motivacionais ou de postura, perante o sentimento de observação criam uma variável que irá influenciar a postura dos participantes, resultando em procedimentos díspares que poderão alterar o resultado da avaliação.

 

Nova Abordagem Metodológica

A tentativa de recriação e monitorização dos jogadores no seu ambiente natural, sem a presença de observadores, através de webcams que monitorizam quer as reacções, quer o discurso, quer o rosto e a sua relação com o jogo aliadas à gravação e revisão posterior dessas interacções entre o utilizador e o jogo utilizado permite perceber a espontaneidade e naturalidade das mesmas e assim compreender melhor e avaliar melhor um determinado software no contexto onde será essencialmente utilizado.

 

 

 

Bruno Alves

Nuno Ribeiro

Ricardo Pinto

Rui Dias

 


mais sobre mim
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO