Problema
A avaliação e jogabilidade de um jogo de computador é influenciada pelo local e ambiente onde os testers realizam os ensaios necessários.
Metodologia normalmente utilizada
Os testers são colocados em pequenos compartimentos em ambientes controlados, por webcams, comunicando e sendo vigiados por observadores, sendo posteriormente sujeitos a entrevistas e inquéritos relacionados.
Problemas da Metodologia
O ambiente controlado onde os participantes interagem com o jogo é condicionante da sua própria atitude, quer perante o jogo, quer em contexto de interacção, podendo alterar a postura do tester inadvertidamente por orientação do observador ou por auto-recriação. A quantidade de factores psicológicos como problemas motivacionais ou de postura, perante o sentimento de observação criam uma variável que irá influenciar a postura dos participantes, resultando em procedimentos díspares que poderão alterar o resultado da avaliação.
Nova Abordagem Metodológica
A tentativa de recriação e monitorização dos jogadores no seu ambiente natural, sem a presença de observadores, através de webcams que monitorizam quer as reacções, quer o discurso, quer o rosto e a sua relação com o jogo aliadas à gravação e revisão posterior dessas interacções entre o utilizador e o jogo utilizado permite perceber a espontaneidade e naturalidade das mesmas e assim compreender melhor e avaliar melhor um determinado software no contexto onde será essencialmente utilizado.
Bruno Alves
Nuno Ribeiro
Ricardo Pinto
Rui Dias